Para atender ao incremento do comércio do sul, urgia a abertura de um caminho por terra, unindo os campos do Rio Grande à grande zona consumidora. Foi o paulista Bartholomeu Paes de Abreu quem primeiro propôs ao governo, mediante determinadas mercês, ligar São Paulo ao Rio Grande. Não apoiado pelo governador Rodrigo Cesar de Menezes, somente em 1727 tal cometimento pôde ser levado a efeito por Francisco de Souza Faria, quando do governo de Antonio Caldeira da Silva Pimentel.
Outorgou-lhe este governador apoio e favores; e, com o auxílio de Christovam Pereira, subiu Faria pelo vale do Araranguá, rompendo, com grandes dificuldades, a serra do Mar, e encontrando, nos campos de Lages e São Joaquim, pastos admiráveis, com grande porção de gado aí lançado pelos tapes, das aldeias jesuíticas. Em 1730, alcançou Faria os campos de Curitiba. Nessa região, explorada pelos paulistas que iam ali à cata de ouro, desde meados do século XVIII, Gabriel de Lara fundara, em 1614, a vila de Curitiba.
Foi ainda Christovam Pereira, quem retocou a estrada e levou por ela a primeira tropa que chegou a São Paulo em 1733.
Sul de Mato Grosso
Nos campos de Vacaria, no sul de Mato Grosso, a criação do gado bovino, originário das estâncias dos missionários paraguaios tinha assumido um grande desenvolvimento. Dele também lançaram mão os paulistas.