História econômica do Brasil; 1500-1820

o comércio e a conveniência dos povos e não faltaria em Minas a abundância necessária de mulas em bom preço para o serviço dos que as quiserem comprar.

Estas considerações ponho na presença de V. Exa, por me perecer que assim o devo fazer pela minha obrigação. V. Exa. com mais elevado discernimento, determinará sobre esta importante matéria o que lhe parecer mais útil ao real serviço e ao bem comum destes estados. Ds. Gde, a V. Exa. São Paulo, 30 de agosto de 1773. Ilmo. e Exmo. Sr. Marquês de Lavradio, vice-rei do Estado. — D. Luiz Antonio de Souza.

(Documentos interessantes, Arquivo do Estado de São Paulo).



VIII

Notas sobre a criação do gado, do Prof. Dr. Roberto Simonsen

por Aurélio Porto

(Do livro Origens do gado crioulo do Rio Grande do Sul, em preparo).

As sete vacas de Gaete — As sete vacas e um touro referidas por Southey e transportadas de São Paulo por Juan de Salazar para Assunção não procediam de Andaluzia, sendo originárias da capitania de São Vicente, provavelmente de propriedade dos irmãos Scipião e Vicente de Góes, filhos de Luiz de Góes, dono do engenho da Madre de Deus, de Enguagaçu.

A primeira referência à entrada desse gado vai constituir o núcleo inicial da pecuária platina, encontra-se em Ruy Diaz de Guzman, (Argentina, 107) que diz : "Estos fueron los primeros que trajeron vaccas a esta provincia, haciendolas camina muchas leguas por tierras e despues por el rio en balsas, eran siete vaccas y un toro, a cargo de um fulano Gaete, que llegó con ellas a la Assunción, con grande trabajo e dificuldad solo por el interes de una vacca, que le señalo por salario, de onde quedó en aquela tierra un proverbio que dice: 'son mas caras que las vaccas de Gaete'."

Este fato transcendental para a história da pecuária, na governação do Prata, somente é referido por Ruy Diaz. Salazar que, em carta, descreve a viagem acidentada, fazendo largas referências aos irmãos Góes, não o relata. O p. Nobrega, que evitou fosse a comitiva atacada pelos tupis, silencia o fato, o mesmo acontecendo