História econômica do Brasil; 1500-1820

a Antonio Pasaso por quatro mil pesos de ouro de 450 maravedis, que seriam pagos com os primeiros frutos que produzisse a terra" (Desc. Hist. B. N. I. 16, 2, 6).

Um interessante depoimento do general d. Juan de Garay nos informa que, "oy dia en Ia ciudad de Assuncion ay tanto ganado, que no vale una vaca en peso y medio arriba de la moneda de la tierra y quando mucho dos, y en el tiempo que este testigo vino a Assuncion (1568, um ano antes da introdução do gado peruano) desta propia moneda valian tresientos y mas pesos, y este testigo compró una yunta de bueyes en ciento y diez pesos, y agora allaron la mejor que ay en la tierra por veinte o veinte y cinco pesos". Servem estas notas, colhidas de trabalho mais amplo e completo, para destruir a lenda da quantidade das vacas de Gaete, que poderiam ser sete, mas multiplicadas algumas vezes.



Introdução do gado do Uruguai — Hernanderias de Saavedra, consoante pesquisas que temos feito, não introduziu gado algum na margem oriental do Uruguai quando de sua penetração em 1608, em que remontou a foz do Ibicuí, no atual Rio Grande do Sul. Todo o gado do Uruguai que se estende até as margens do Prata, onde, em 1660, é constatado por d. Manuel Lobo, que funda a colônia do Sacramento, tem origem no casdo de gana do grande y de color oscuro, que os jesuítas introduzem em suas reduções no ano de 1634.

Mas, nem por isto deixa o nome de Harnanderias de estar diretamente vinculado à história do gado nessa região. Foi quem introduziu grandes quantidades de bovinos na mesopotâmia parano-uruguaia, de onde, mais tarde, procedem os rebanhos que povoam o território rio-grandense.



O gado das Missões — A três de maio de 1626, tendo penetrado em território rio-grandense, celebrou o p. Roque Gonçalves de Santa Cruz a primeira missa que aí se disse. Fundava-se assim a primeira redução dos jesuítas, que teve por invocação S. Nicolau do Piratini.

Em 1634 já haviam sido fundadas oito reduções na banda oriental do Uruguai e 11 na província de Tape. A reunião de grandes massas de catecúmenos, privadas dos meios naturais de prover a própria alimentação; o decréscimo da lavoura por anos de intempéries; pragas de tigres que assolaram as matas, e a preguiça natural dos índios trouxeram-lhes épocas de terrível fome que a previdência dos padres não pôde evitar. O ano de 1634 iniciou-se terrivelmente, urgindo solução que atenuasse as perspectivas sombrias que com ele se abriam para as missões.