História econômica do Brasil; 1500-1820

para as invernadas, por falta de compradores, a esperarem a feira seguinte, o que é um grande transtorno para os donos das mesmas. Neste tempo é quando também concorrem os mascates, dentistas, joalheiros, relojoeiros, pelotiqueiros, companhias dramáticas, cavalinhos, tangedores de instrumentos e os sócios ou caixeiros das casas comerciais do Rio de Janeiro, conhecidos por cometa, que vão ao encontro dos seus devedores para lhes darem um abraço e ajudá-los a vender as tropas.

Aparecem os cambistas para receberem o dinheiro das letras vencidas e descontarem outras; modo de vida a que se dão muitos indivíduos do lugar.

Surgem também os negociantes exclusivos de certa espécie, a título de comprarem tropas, cujo comércio único é o jogo, os patoteiros, que vão enganar os incautos com baralhos preparados; os passeadores, vadios, pelintras, traficantes, e até as mulheres de vida alegre.

Os vendedores exageram quanto podem os preços das tropas já vendidas, e os compradores os diminuem.

A venda de uma tropa é feita, mais ou menos, do modo seguinte:

Pela manhã o comprador e o vendedor, ambos a cavalo, dirigem-se ao campo onde se acha a tropa, e, se aquele é ladino, já tem dado ordem particularmente a sua peonada para, no ato de parar rodeio, trazer as bestas à rebenque, a fim de representarem maiores e sem refugos aos olhos do comprador, que, sendo novato, e entendendo pouco do riscado, leva da manta, espiga ou mandioca.

Nem todos os vendedores são destes ladinos, pois há muitos que fazem seus negócios com a maior boa fé.

A venda pode ser feita a puxar a madrinha, e neste caso vai a tropa com todos os refugos, ou então de uma parte, com exclusão de todas as bestas mais ordinárias, ou só de algumas, conforme o contrato.

Pode também ser a venda de 200 ou 300 bestas escolhidas, ou cortadas de uma tropa de 600, 800 ou mais. O corte é feito do modo seguinte:

Recolhem toda a tropa em uma mangueira, ou, em falta desta, encostam aquela em um lugar apertado, junto a um banhado, e aí promovem um total revolvimento entre as bestas, confundindo as melhores com as mais ordinárias, e depois de uma completa mistura salina, fazem sair as mesmas daquele redemoinho, indo adiante a madrinha, que é um animal raquiano manso com um cincerro no pescoço.