Nesta ocasião um cavaleiro incumbido de fazer o corte coloca-se à certa distância e vai contando promiscuamente as bestas que passam, e, ao completar o número contratado, grita — UP! — e rompe rapidamente em seu cavalo pelo meio da tropa deixando por um lado as bestas vendidas — ao mesmo tempo que a peonada rebate ou espanta as mais para outro lado.
A tropa é entregue ao comprador, que toma conta dela com seus camaradas, e quando lhe convém partir, manda puxá-la pelos subúrbios da cidade, passa a ponte ou o rio quando está baixo e vai seguindo sua viagem, tendo pago os competentes novos impostos. Os outros direitos provinciais pertencem aos vendedores, pelo que, na administração do registro de Sorocaba apresentam fiadores idôneos, que assinam letras por um ano à vista das guias que aqueles trazem da barreira de Itapetininga, nas quais estão mencionados os números de suas respectivas bestas, que por lá passarão.
Sobe a muito alto a importância de todos os impostos e outras despesas que se faz com uma besta desde que ela sai da estância do primeiro vendedor até a cidade de Sorocaba, pois que há vários no Rio Grande, Santa Catarina, Paraná e São Paulo onde se cobra extraordinários tributos.
Pesa tudo isto sobre o pobre tropeiro, que, em uma feira ruim não chega a tirar o capital empregado, além de perder seu imenso trabalho.
Aberta que seja a feira, vão se vendendo quatro, seis, oito, e mais tropas por dia, sendo conduzidas uma após outra com a maior cautela dos camaradas para não se entreverarem.
Os vendedores, à proporção que vão liquidando os seus negócios, recebendo suas roupas novas das mãos dos alfaiates, as obras de prata dos ourives, e munindo-se do necessário para a viagem, fazem víspora com as algibeiras cheias de dinheiro — e quase sempre letras e tretas. Alguns regressam apressadamente sem se importarem com as boas festas que têm de haver naqueles dias.
Todas as pessoas de fora vão deixando encordoadamente a cidade para se recolherem aos seus lares — umas felizes — e outras caiporas em seus negócios, jogos, amores etc.
Aquela animação o fervet opus que ali reinava se vai amortecendo pouco a pouco até extinguir-se de uma vez — ficando substituído pelo trabalho e comércio dos habitantes que, naqueles primeiros dias parecem ter saído de um verdadeiro sonho — sendo tudo novamente em seu estado normal."