História econômica do Brasil; 1500-1820

Foi notável o efeito desse ciclo bandeirante para o recuo da divisa castelhana. De fato, os missionários jesuítas que ambicionavam, acima de tudo, um ambiente de paz para o seu formidável trabalho de civilização e catequese, procuraram em toda essa vasta zona do noroeste brasileiro manter entre as suas aldeias e as linhas habituais das excursões bandeirantes, uma zona desabitada e deserta. A grande obra missioneira dos jesuítas espanhóis, estendida pela orla desses terrenos fronteiriços, viria evitar ainda o conhecimento exato pelos castelhanos das expedições mineradoras, nas épocas dos descobertos.

No sul, no final do século XVII, voltaram os jesuítas a atravessar novamente o Uruguai, implantando-se com os Sete Povos (16) ao norte do Ibicuí, o que ocasionou a guerra guaranítica, empreendida para sua expulsão, em cumprimento ao Tratado de Madrid, de 1750.

As expedições bandeirantes vão se sucedendo. Tomaram maior incremento após o arrefecimento, dentro de Piratininga, da guerra civil dos Pires e Camargos