História econômica do Brasil; 1500-1820

Programa da Cadeira de História Econômica do Brasil da
Escola Livre de Sociologia e Política de São Paulo

INTRODUCÃO

Conceito de história econômica. Fatores econômicos na formação das nações americanas. Fases da economia portuguesa. O valor das terras brasileiras na época do seu descobrimento. Contribuições relativas do trabalho, capital e recursos naturais na produção do século XVI. Natureza e custo dos transportes.



1) — O aproveitamento econômico das terras brasileiras. Fase das indústrias extrativas; o pau-brasil.

2) — Feitorias comerciais e colonização. A colonização como empreendimento econômico. As dificuldades de mão-de-obra e as soluções adotadas. A escravidão vermelha e a escravidão negra. Valor econômico e aspectos morais e sociais. Resultados econômicos das primeiras tentativas de colonização. Ciclo do açúcar.

3) — Repercussão das guerras e lutas políticas na economia colonial. A evolução econômica do norte, centro e sul no século XVI.

4) — Fase do açúcar, fumo, gado e especiarias. A preponderância do Brasil na produção mundial do açúcar. O problema do sal e sua influência na localização da pecuária. A predominância econômica do norte.

5) — A situação econômica do Brasil em fins do século XVII. Os monopólios da Coroa. A atuação dos jesuítas. A penetração