dos paulistas, as origens das bandeiras, seus reflexos econômicos e sociais. Ciclo do ouro e dos diamantes.
6) — A mineração e sua repercussão na economia portuguesa e mundial. A contribuição do Brasil para a evolução do capitalismo no século XVIII. O declínio da mineração e a crise daí resultante. Fase de reajustamento.
7) — O comércio e as companhias privilegiadas. Várias atividades econômicas. O açúcar. Primórdios do café. Os couros. A pesca da baleia. O algodão, o atroz, o anil e outros produtos. A situação econômica em fins do século XVIII. A independência econômica do Brasil em face de Portugal. Repercussão econômica da mudança da corte portuguesa. Os serviços prestados pelas administrações portuguesas no Brasil. D. João VI.
8) — O Brasil independente. Política comercial, rendas públicas e orçamentos. O seu aparelhamento econômico em princípios do século XIX. O tráfico africano.
9) — Evolução econômica comparada dos povos americanos até princípios do século XIX.
10) — Fatos econômicos do primeiro império. Fatos econômicos da regência. Guerras, revoluções, crises. Política financeira. Política comercial. Evolução do progresso econômico. Fim da fase de reajustamento.
11) — O segundo império. Surto econômico de 1850. Ciclo de Mauá. A guerra do Paraguai e suas repercussões econômicas na América do Sul.
12) — A evolução econômica em meados do século XIX. O norte, o centro e o sul. Ciclo do café. A predominância econômica do sul.
13) — As crises e a sua influência na vida econômica do país. Últimos dias do império. O problema da mão-de-obra.
14) — As instituições republicanas e a sua repercussão na economia nacional. A situação econômica em fins do século XIX.