História econômica do Brasil; 1500-1820

tornou evidente não poder o concessionário, mais tarde (1504) donatário da Ilha de São João, que lhe recebeu o nome, manter o seu negócio em lutas constantes contra os inimigos de fora e domésticos. Com o aumento dos riscos, parece que a defesa do domínio passou a ser feita pela Coroa e os rendimentos não poderiam ter o desenvolvimento desejado.



Os rendimentos da Coroa

Não temos dados que mostrem certamente a quanto montavam essas rendas, mas as informações esparsamente colhidas aqui e acolá são suficientes para se fazer uma ideia geral. Sabe-se, por exemplo, que, depois dos primeiros anos, Fernão de Loronha pagava anualmente quatro mil cruzados pela concessão, o que representa, hoje, um poder aquisitivo de cerca de mil contos de réis.

Em princípios do século XVI, uma barca de 120 toneladas de capacidade parece corresponder a valor superior a 1.500 contos de réis em poder aquisitivo de hoje (2).Nota do Autor Um carregamento de pau-brasil, nesse barco, representaria pouco mais de mil contos. Um carregamento de especiarias da Índia, não incluindo pedras e finos produtos manufaturados, traduziria sete vezes esse valor, isto é, orçaria por dez mil contos de réis. É claro