As forças armadas e o destino histórico nacional

revoltosos como teria feito jús ao apoio da maioria deles, entre os quais não se podia negar a existência de ótimos elementos.

2º) — Ter considerado como simples questão de polícia a questão social, o mais importante e oportuno dos problemas governamentais, aquele justamente que solucionado mais concorreria para que os extremismos não lograssem a extensão que alcançaram mais tarde, a qual estacionou e mesmo diminuiu porque os poderes públicos de após 1930 dele cuidaram carinhosamente, resolvendo-o a contento de operários, comerciários, funcionários e trabalhadores em geral, todos os quais pacificamente reivindicaram velhas aspirações legítimas.

3°)— A insistência da candidatura Prestes, contra a qual era quase todo o Estado de São Paulo, inclusive o próprio partido do candidato, o qual possuiu em seu seio numeroso grupo de homens eminentes com invejável folha de serviços, possuindo credenciais mais valiosas. Nesse ponto a ação do Senhor Washington foi a de um despota porque quis impor a sua vontade discricionária à nação contra os sentimentos e a aquiescência desta. A oposição aceitaria qualquer outro correligionário do Senhor Washington Luiz, por ele escolhido entre os maioraes do PRP. A nada atendeu o então Presidente da República, obstinado a favor do Senhor Julio Prestes, que passou a ser considerado deselegantemente como pupilo daquele.

O caso já se havia tornado algo ridículo e iriamos assistir à repetição do quatriênio Hermes, sem o apoio que este obtivera das classes armadas, mantendo a sua autoridade até o fim.

Outro exemplo de indisciplina governamental deu por essa ocasião o Presidente da República, no caso da sucessão do Senhor Julio Prestes no governo de São Paulo. Todo o Estado queria para candidato único o eminente secretário da Agricultura Senhor Fernando Costa, homem