As forças armadas e o destino histórico nacional

CAPÍTULO V

A Marcha da Civilização do Oriente para o Ocidente e o seu retorno

DESTINO HISTÓRICO DA AMÉRICA DO SUL

Em uma ocasião de grande tempestade no Sol, na intercorrência de uma dessas formidáveis convulsões dos elementos do Astro-Criador, cuja violência nem a mais poderosa imaginação saberá conceber, certamente há milhões de anos, uma das maiores protuberâncias então existentes, senão a maior, deveria ter-se desprendido, vencida a força de atração heliocêntrica pela centrífuga.

E o turbilhão de fogo desagregado rolou pelo espaço em fora até encontrar no meio cósmico uma posição para o seu equilíbrio dinâmico — órbita provisória na qual iniciou a sua peregrinação em torno do Sol — tomando a forma esférica em consequência da sua fluidez e do movimento de rotação adquirido.

E essa enorme esfera de chamas crepitantes e ardentes que deu nascimento à Terra e à Lua começou o seu resfriamento pela periferia. Antes porém de liquefeita e solidificada qualquer porção ponderável da sua massa, sem dúvida durante uma imponente tempestade em que a fúria dos elementos tudo desarticulou e subverteu, inclusive a resultante das forças de atração e repulsão desse globo ígneo, um bloco desprendeu-se e rolou novamente no espaço até encontrar uma posição de equilíbrio.

Assim deveria ser formada a Lua.