CAPÍTULO VI
MISSÕES HISTORICAS DO BRASIL
Como já dissemos, o início da formação das grandes nacionalidades modernas da Europa — Alemanha, França e Inglaterra — seguidas da constituição de outras como Espanha, Portugal, Holanda, etc, se processou no meio de intrigas políticas, de rivalidades entre príncipes ambiciosos, trêfegos e ignorantes, de lutas incessantes por pedaços de territórios, os dirigentes preocupados principalmente em prejudicar uns aos outros, os mais poderosos na ocasião espoliando os mais fracos, aos quais arrancavam as terras que porventura houvessem conquistado.
Essas intrigas, rivalidades e lutas se eternizaram no espaço e no tempo, gerando incompatibilidades que ainda hoje permanecem e certamente se prolongarão por muitos anos entre todas as nações que na atualidade constituem a Europa incendiária e dispersiva, incapaz, não obstante o elevado grau de civilização a que atingiu, de um movimento de abnegação e sinceridade pelo advento de uma política internacional afetuosa e digna, no campo da moral.
Ainda mais, essas incessantes intrigas, rivalidades e lutas dos povos europeus, passaram por assim dizer intactas para as colônias por eles criadas nos territórios que descobriram e dos quais se apossaram.
As malquerenças foram sempre mais acentuadas entre povos fronteiriços, que se hostilizavam por quaisquer desavenças, em geral à procura de motivos, quase sempre fúteis, os quais obrigavam maior parte das vezes os dirigentes a declarações de guerra. Eram estes