As forças armadas e o destino histórico nacional

um serviço à coletividade; se errados ainda o terá prestado, porque o reconhecimento do erro é o mais seguro caminho para chegar à verdade, ao acerto.

E é por isso que propõe os dois lemas abaixo, sem a observância dos quais lhe parecem inatingíveis os objetivos das sociedades em geral, qualquer que seja o grau de complexidade das suas organizações.

O primeiro compreende os meios de ação a empregar para alcançar o segundo que deve ser o objetivo final do toda coletividade. Pelo primeiro dirigiremos inteligente e coordenadamente as nossas atividades e alcançaremos a paz entre os homens, a verdadeira soliedariedadc humana; pelo segundo atingiremos o bem estar geral da humanidade, em um mundo melhor organizado, se não perfeito, em todo caso menos imperfeito, menos dividido por preconceitos quaisquer.

1.° — Disciplina, União, Cooperação, Fraternidade.

2.° — Ordem, Trabalho, Progresso, Civilização.

A disciplina é o mais importante dos fatores da ordem e do progresso e por isso tivemos como necessário e imprescindível dedicar-lhe um capítulo especial neste livro.

Podemos sintetizar em poucas palavras tudo o que ali foi explanado com esse título : "Disciplina é obediência, respeito mútuo, união, cooperação, ordem. É necessária no indivíduo, no lar, na escola, na oficina, no comércio, na indústria, na lavoura, nas repartições públicas, nas forças armadas, nas forças políticas e sociais inclusive governos, em todos os agregados humanos enfim, como base da ordem que é o esteio do progresso e da civilização — derradeiros objetivos do trabalho e do aperfeiçoamento."

Ela é uma invencível e proeminente força moral, mental e mesmo material, por absurdo que pareça este