As forças armadas e o destino histórico nacional

asserto. Ela é necessária até em todos os atos fisiológicos do indivíduo, a fim de que ele conserve a saúde e o espírito são para o emprego útil da sua atividade e para o seu desdobramento profícuo no meio das coletividades nas quais lhe é dado agir.

O homem sem disciplina é um anormal. As associações sem disciplina não subsistem ou vivem precariamente em discussões estéreis até que se disciplinem ou sucubam. O indisciplinado é um paranoico e uma reunião de indisciplinados é uma coisa parecida com um congresso de loucos em um hospício se possível fosse um tal congresso.

As duas principais preocupações dos pais ao iniciarem a educação dos filhos devem ser conservar-lhes a saúde e discipliná-los para que melhor se encaminhem na luta pela vida e melhores frutos colham do trabalho a que se dediquem com qualquer idade, da puberdade e adolescência à velhice.

O homem são e disciplinado nunca será um vencido no exercício da sua atividade.

Assim definida, compreendida e praticada, a disciplina gera espontaneamente entre os indivíduos a simpatia, a amizade, o desejo de vida em sociedade, a colaboração, a solidariedade, a união.

E a União é a mais poderosa das forças sociais, imprescindível à estabilidade das associações em geral, para que as calamidades que as afligirem sejam vencidas e juguladas onde quer hajam elas surgido,provocadas pelas forças da natureza ou pelas comoções politicossociais. Corresponde nos agregados humanos, na Sociologia, à coesão dos corpos sólidos, na Física.

Os homens não podem viver isolados no planeta e bem assim os povos e as nações, porque a satisfação das suas necessidades os obriga à vida de relação.É imprescindível e mesmo inevitável se entendam, se compreendam, se auxiliem.