do mês de novembro último, foram 29, das quais 17 de gêneros estrangeiros, e 12 de nacionais. Os despachos processados pela mesa de rendas de Manaus, em consequência daquelas cartas de guia, foram 37, por primeiras e segundas vias, e produziram a receita seguinte: — Expediente dos gêneros estrangeiros, 95$352; — idem dos nacionais, 11$672; somando 107$024, produto de toda essa papelada, ou menos de 3$000 por cada despacho!
Os manifestos e cartas de guia vem por primeira e segunda vias do porto da procedência do gênero, assim como é igualmente por duas vias que no porto de destino se processam os despachos para a saída dos gêneros. Cada uma das vias deve de conter minuciosamente a quantidade e o valor de cada artigo, exigência penosíssima, pois que sucede comumente que cada volume contém muitos artigos de classes e natureza diversas. A bem do comércio de cabotagem do Amazonas, mormente do que fazem os paquetes da companhia, que devem inspirar perfeita confiança ao fisco, dever-se-ia permitir o seguinte:
1° que no porto da procedência se faça uma só guia, a qual seja arquivada na estação fiscal respectiva, e por ela se organize o manifesto que acompanha as mercadorias;