Se procurarmos exemplos em empresas de Inglaterra ou dos Estados Unidos, veremos que a diferença é muito maior. No primeiro daqueles países o meio termo da subvenção por milha é de 2,10 dólares, e no segundo de 1,85 dólares, isto é, cerca de 4$000 quanto ao primeiro, e ainda menos quanto ao segundo.
Devo ajuntar que a Companhia do Amazonas ainda recebe outros auxílios pelos cofres provínciais do Pará, a saber: subvenção pela linha entre Arary, Soure, Chaves e Macapá, 60:000$000; e, por tocarem no Porto de Moz (sobre o Xingú) os vapores da 1ª linha, 6:0004000. (Lei do orçamento de 1864, artigo 13, §§ 6° e 7°). Total do subsídio provincial, 66:000$000. Reunido ao geral, produz a soma de 786:000$000.
O capital primitivo da Companhia de Navegação e comércio do Amazonas era de 1.200:000$. No último balanço, ele representa o efetivo de 3.000:000$, correspondentes a 15,000 ações de 200$000 já emitidas. O ativo, porém, é, sem contar as ações por emitir, 3.839:888$000. Por diversos atos tem o governo permitido a elevação do capital. Mas não se pense que essa elevação se fez ou por emissão real de novas ações, ou por empréstimos, ou novas chamadas sobre as ações emitidas. O capital se há elevado da seguinte maneira: