O Vale do Amazonas

reduzir-se-ia mais, suprimindo-se seis dias. Então Lima achar-se-ia a 20 dias de distância da Inglaterra ou da Europa ocidental".

A comunicação da parte oriental do Peru, onde correm os numerosos afluentes do Amazonas, com a cidade do Pará é um fato, e irá aumentando de ano para ano. Com efeito, o maior e mais povoado departamento do Peru é Cuzco, e este tem a sua capital a 189 léguas de Lima, sendo a viagem através da cordilheira (por Ayacucho e Huancavelica) das mais penosas: entretanto que a mesma cidade de Cuzco fica nas vizinhanças de pontos navegáveis dos confluentes do Ucayali. Verdade é que há outro trajeto mais fácil para Cuzco, se demandar-se por Arequipa, em vez do grande mercado de Callao e Lima, o porto de Islay; mas é este um mercado menor, e além disso de Cuzco a Arequipa há 95 léguas, segundo o viajante Gibbon.

A lei suprema do frete, portanto, desviará dos mercados do Pacífico os consumidores e produtores da cordilheira, ou ao menos os da sua encosta que olha para o Brasil e o Amazonas. Resta para apressar isso que o vapor circule pelos grandes tributários peruanos da margem meridional, e que melhores caminhos ofereçam as comodidades indispensáveis.

As linhas de comunicação da cordilheira para o vale do Amazonas peruano (Marañon)