ardente, daquela geral dissolução de costumes, daquela moléstia endêmica da concupiscência, da estúpida inocência daquelas mestiças e índias, da embriaguez, do trabalho em comum na pesca, das festas e pagodes de aldeia. Ponde no meio desses costumes, que o hábito não considera escandalosos, um sacerdote, um jovem, um filho dessa sociedade pouco severa, e dizei se o celibato resiste às paixões alvorotadas pelo espetáculo do escândalo.
Torno ao mesmo ponto de vista assinalado em outra ocasião (82)Nota do Autor. O celibato clerical, uma dolorosa utopia em toda a parte, o que será no vale do Amazonas? Uma causa fecunda de males, que o governo civil deve procurar remover.
É desagradável reconhecer a ineficácia da catequese; é tanto um dever confessá-lo, como render sincera homenagem à dedicação daqueles que nisso creem, que ainda ousam renovar tão árdua empresa.
Não é felizmente a administração civil, não são os jesuítas e as principais autoridades que espoliam e oprimem os nossos índios, como acontece no Peru, onde aliás se aboliu o trabalho forçado, e na Bolívia, onde ele existe. Pode-se afirmar que os índios no Brasil são menos vexados, que nesses territórios limítrofes, onde osterritórios limítrofes, onde