O Vale do Amazonas

ajuntar o peixe fresco, só se acha para comer o pirarucú mal salgado e mal seco. É a este modo de alimentação, é ao uso, mui pouco justificado pela necessidade, de águas insalubres, que devem ser atribuídas as febres e as doenças que sofrem os habitantes do vale.\"

Onde se hão de estabelecer os imigrantes? Deve-se aconselhar que procurem, não as margens do rio principal, mas os igarapés, as terras mais altas, a bacia dos lagos interiores, o curso dos afluentes ou o dos tributários, onde os terrenos são mais férteis e menos inundados. Não pretendo mencionar todos os lugares aproveitáveis, mas citarei o que escrevi ao Sr. ministro das obras públicas, a propósito de imigrantes norte-americanos:

\"Se alguma parte do Brasil merecesse preferência para a imigração norte-americana seria indubitávelmente o Amazonas.

A falsidade das informações derramadas no mundo sobre a salubridade daquele país, prejudica-o extremamente no interesse de atrair imigrantes da raça saxônia. Cumpre que os amigos do Amazonas se esforcem em provar o contrário.

O Amazonas contém vastos territórios de uma salubridade e uberdade invejáveis.

As montanhas que se estendem pela margem setentrional, de Almeirim a Monte Alegre, e que se alargam para o norte em demanda das Guianas, lugares onde se cria excelente gado,