O Vale do Amazonas

a 460 milhas do Pará, e a mais de 500 do Oceano. Um navio a vela pode vir de New York a essa parte do vale do Amazonas em 30 dias, ou talvez em menos. Quanto à navegação a vapor, basta dizer que atualmente os paquetes percorrem duas vezes por mês a distância entre Santarém e Pará em três dias subindo, e dous descendo; e no Pará tocam os vapores da linha de New York. A rapidez de comunicações diretas a vapor com o país de sua procedência e a vantagem especial da navegação a vela no rio para barcos de quaisquer dimensões, constituem vantagens consideráveis para o imigrante norte-americano no Amazonas.

Cumpre, porém, abandonar qualquer tentativa de imigração isolada; o que convém é que muitas famílias, um núcleo de 100 pessoas pelo menos, imigrem simultaneamente e se estabeleçam em um só desses magníficos pontos do Amazonas, na intenção resoluta de cultivarem a terra. Um estabelecimento nestas condições, com um sacerdote e um professor, prosperará necessariamente."

A imigração para o Brasil depende certamente de variadas condições: o casamento civil, a liberdade de culto exterior, a proteção e favores aos cultos dissidentes, a discriminação do domínio público, o regimen das terras, o sistema administrativo, a escravidão e outras causas conspiram contra esse grande interesse do país. Mas eu não parecerei exagerado