cabem a Mato Grosso, Goiás, Espírito Santo, etc. Pode-se mesmo asseverar que a distância em que se acha o tribunal superior, as dependências e despesas que por esse e outros motivos exige o processo em segunda instância, o desânimo produzido pelas delongas, impedem os provincianos de prosseguirem nos recursos e apelações, com preterição do seu direito, e muitas vezes da sua segurança ou da sua liberdade.
O expediente proposto no senado encontra-se em alguns dos menores estados da União norte-americana. Em Rhode-Island (população, 180.000 habit.) os membros da sua supreme-court são os próprios juízes dos condados, que, reunidos, celebram as sessões periódicas daquele tribunal.
Além disso, na União, como já vimos, nem mesmo os negócios de caráter nacional ou internacional, sujeitos aos juízes federais, padecem a centralização que existe entre nós para todos sem exceção. Tais negócios são levados aos tribunais federais do respectivo distrito, quer tenham ocorrido em um dos estados constituídos, quer mesmo em um território. Um simples território, por menor que seja a sua população, tem os seus tribunais de ambas as instâncias para os negócios ordinários (não federais), e uma district-court para preparar os pleitos da jurisdição federal, que a respectiva circuit-court decidirá depois, em segunda instância, nas sessões periódicas.
Os anglo-americanos não compreenderiam jamais que de S. Francisco no Pacífico, ou de qualquer dos territórios ou estados, se carecesse vir a Washington buscar justiça, exceto nos casos raríssimos especialmente sujeitos à supreme-court da União. Aqui, no Brasil, vem ao Rio de Janeiro as causas de todo o gênero, em grau de recurso ou apelação, do vale do