entregando-os a eminentes professores estrangeiros, a exemplo do Chile, da Austrália e de Buenos Aires agora.
A importância votada para a verba — instrução nos orçamentos provinciais consagrar-se-ia, como dissemos, às necessidades comuns a todas as escolas de uma mesma província. Tais são:
A construção de casas de escola próprias, que são essenciais para o desempenho dos métodos aperfeiçoados do ensino;
O fornecimento de mobília, utensílios, modelos e livros escolares, acomodados aos métodos;
A formação de bibliotecas populares, e divulgação de livros de leitura (147)Nota do Autor;
Os cursos noturnos para adultos;
As pensões dos professores aposentados;
As escolas normais para professores primários;
O serviço de inspeção e direção das escolas públicas, que inspire a máxima confiança.
Quantos assuntos da maior gravidade a exigirem cada um o seu exame particular! Não cabe tratá-los aqui, mas releve o leitor ainda algumas considerações finais.
Não são escolas elementares do abc, como as atuais, que recomendamos às províncias. O sistema que imaginamos, é muito mais vasto. É o ensino primário completo, como nos Estados Unidos, único suficiente para dar aos filhos do povo uma educação