que a todos permita abraçar qualquer profissão, e prepare para os altos estudos científicos aqueles que puderem frequentá-los. O programa dos estabelecimentos públicos da União (common-schools, free-schools) compreende, com efeito, muito mais do que geralmente se supõe; ele abraça o ensino primário de todos os graus, o das «escolas reais» da Alemanha, e o secundário especial que fornecem os liceus de França. Com o curso propriamente elementar, com o de gramática, e o de ciências das high-schools, os alunos obtêm, além do conhecimento das línguas, noções de literatura e história, de geometria e álgebra, de química, física e história natural, em uma palavra, as bases da educação chamada profissional.
Como nos Estados Unidos, o ensino devera nos campos ser o mesmo que nas cidades; geral, sem distinção de territórios; geral ainda, sem distinção de sexos. Ambos os sexos, nas mesmas casas, simultaneamente, receberiam a mesma instrução. E não recomendamos as escolas mistas pela economia somente, que aliás é considerável no ensino comum dos dous sexos; mas principalmente pelo magnífico estímulo e fecundos efeitos morais da união dos dous sexos desde a infância.
Dispam-se dos prejuízos europeus os reformadores brasileiros: imitemos a América. A escola moderna, a escola sem espírito de seita, a escola comum, a escola mista, a escola livre, é a obra original da democracia do Novo Mundo.
Mas, pois que nos achamos em país eminentemente agrícola, não esqueçamos que "o ensino primário tem sido até hoje dado em sentido antiagrícola, e que é preciso ajuntar-lhe noções sumárias de lavoura e horticultura, elementos de nivelamento e agrimensura,