A Província - Estudo sobre a descentralização no Brasil

princípios de química agricola e de história natural, e, para as meninas, lições de economia doméstica." (148)Nota do Autor.

Das escolas profissionais são as agrícolas sem dúvida que mais precisamos. Há muito, devera o governo central fundá-las em quatro, pelo menos, as províncias, Maranhão, Pernambuco, Rio Grande e Minas, aproveitando nesta o ensaio começado pela companhia União e Indústria. Ele poderia também promover o estabelecimento de tais escolas em cada uma das outras, contribuindo, da sua parte, com a despesa de engajamento (na Europa ou nos Estados Unidos) de professores competentes e seus ordenados, com o fornecimento do material preciso, a compra de terrenos e a construção das casas. Fizesse cada província o custeio anual, pouco oneroso aliás. Em compensação, devera o governo obter de todas elas a consagração da seguinte regra, que reputamos eficaz para assegurar a frequência dos novos estabelecimentos: o curso da escola agrícola será requisito indispensável para os candidatos aos empregos provinciais de ordenado superior a 800$, por exemplo.

É bem estranho, sem dúvida, que a província do Rio de Janeiro, cuja renda se aproxima de 4.000 contos, não possua uma aula ao menos dedicada à lavoura, quando devera de ter um estabelecimento normal desse gênero. Cada estado da União americana procura fundar o seu, engajando os mais hábeis professores, os homens mais práticos nesse ramo dos conhecimentos. Alguns dos institutos norte-americanos são escolas-modelos, não somente pelo seu material, como pela excelência do ensino que neles se oferece

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