Decretos de Napoleão III já haviam descentralizado, em 1852 e 1861, o despacho de negócios locais, cometendo aos delegados do governo imperial a faculdade de decidi-los. Não é nada isso, lhe disseram de todos os lados: o essencial é reconhecer no município e no departamento autonomia legislativa e executiva quanto aos próprios negócios. Esclarecidos por sucessivos desastres desde 1789, alguns espíritos ilustres vão mais longe. Recordando as províncias anteriores à revolução, Vivien e Chevillart condenaram a estreiteza das atuais circunscrições administrativas; Béchard e Raudot, na assembleia de 1851, propuseram a distribuição do território por grandes regiões com assembleias legislativas. O Sr. Béchard (legitimista) oferecera um projeto reunindo os 89 departamentos em 22 divisões correspondentes às antigas províncias e com os seus nomes históricos (9)Nota do Autor Sede de um governo civil, de um comando militar, de uma relação, de uma academia, de um arcebispado, de uma diretoria de obras públicas, e outra de penitenciárias e hospitais, cada divisão da França teria uma assembleia legislativa, composta de delegados dos conselhos departamentais, cujos membros elegeria o povo diretamente. A tais assembleias competeria alta missão política: quando em Paris algum extraordinário evento impossibilitasse os poderes públicos de funcionarem legalmente, a elas cumpria manter a ordem, decretar e levantar o estado de sítio nas suas províncias: tal era o preservativo imaginado contra as súbitas revoluções ou golpes de estado, que, partindo da capital, propagam-se por todo o país, com