Um varão da República: Fernando Lobo. A proclamação do regime em Minas e sua consolidação no Rio de Janeiro

"Rua ou alameda entre a cidade de São Paulo e o monumento do Ipiranga (1882). Engenheiro-Chefe do prolongamento da Estrada de Ferro D. Pedro II (1884-1888)".

Das polêmicas, em que se veriam envoltos os quatro, as de Francisco Lobo Leite Pereira seriam puramente técnicas e de história, pois iria dedicar-se, também com proficiência que lhe granjeou autoridade, ao estudo do devassamento de nossos sertões. Em desacordo com Pimenta Bueno, exonerou-se da comissão dos estudos do prolongamento da Estrada de Ferro de São Paulo, entretendo com ele discussão escrita, para prova de suas convicções.(13) Nota do Autor. Na Pedro II ficaria célebre a polêmica, que suscitou, por ter proposto e realizado a redução da bitola da estrada, de Lafaiete em diante. Belo Horizonte não estava no espírito de ninguém; e seria difícil negar que ao filho da Campanha, já na madureza da realização, faltassem razões respeitáveis. Elas prevaleceriam, aliás, para todo o Brasil, expondo-se num relatório que ficou sendo clássico na matéria, apesar da impugnação que teve, então, não só na imprensa, como no parlamento.(14) Nota do Autor.

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