"de uma ferrovia particular; sustentado ali pelos Srs. Conselheiros Moura e Carneiro da Rocha e agora pelo Sr. Conselheiro Antonio Prado, não obstante o grande número de profissionais distintos que existem em disponibilidade".
Ainda:
"Todo o duplo crime de meu irmão consiste em uma omissão, não fazer do espalhafato gala, e em uma ação ter proposto, defendido e feito aceitar, por um decreto imperial, a redução da primitiva bitola da Pedro II, de Lafaiete em diante, fato que na Europa lhe valeria o louro da sabedoria, conforme se vê da generalidade de um artigo transcrito há meses na parte editorial do Jornal do Comercio.
O relatório que elaborou acerca dessa redução foi tido na Secretaria da Agricultura como o primeiro trabalho no seu gênero; a revisão que fez dos projetos do ramal de Ouro Preto e da linha do prolongamento, poupou grandes somas para o Estado, porque suprimiu quilômetros em ambos traçados e subdividiu em três o grande túnel do prolongamento. Singular nevrose, a de alinhamento mais retilíneo e mais econômico".
Quando, logo depois, numa reforma de serviços, teve que deixar o cargo então suprimido na Pedro II, recebeu Francisco Lobo, entre outras demonstrações, esta de Affonso Penna (Santa Barbara, 18 de março de 1888):
"A construção do Ramal de Ouro Preto, obra que faz honra à engenharia nacional aí está para atestar perenemente a alta capacidade de V. S. e o"