desambição; Roberto Sabiniano de Barros, correligionário dos melhores, pronto sempre para a investida; Bernardo Mascarenhas, a cujo tino industrial a cidade deveria o título de Manchester Mineira; João Ribeiro de Oliveira e Sousa, banqueiro e financista como melhor não houve no Brasil, exemplo, pelo caráter e o patriotismo, de uma raça a desaparecer; e uma plêiade de homens ilustres, todos também com projeção depois na vida municipal, estadual ou federal: - Antero José Lage Barbosa, Azarias José de Andrade, J. Severiano da Fonseca Hermes, João d'Avila, Ernesto Braga, Adeodato de A. Botelho, Henrique Vaz, Estevam de Oliveira, Julio E. Pinto Coelho.
Candidato a deputado geral na eleição de 1885, Constantino Paletta não esperava vitória, mas sim "poder medir a força do partido nascente", conforme declarou. E escreveu (Correio de Juiz de Fora, 26 de novembro de 1885):
"Sou republicano confesso, sem peias nem preconceitos de qualquer natureza que me façam tergiversar à declaração franca das ideias que em política há muito professo".
Logo depois, no segundo escrutínio, renovou sua fé republicana. Sabia que não seria eleito. Mas cumpria lutar (26 de dezembro de 1885):
"Não faço programa, porque bem sei que de modo algum, telo-ei de sustentar no seio da representação"