Esta se estendia do Cabo Frio ao de São Roque e já estava sendo explorada, se bem que de modo irregular.
A partida da bandeira de Cananéia, com gente escolhida da expedição de Martim Affonso, que ambicionava voltar com 400 escravos carregados de metais preciosos e que nunca regressou; o acesso ao planalto de Piratininga, ponto de partida provável para novas explorações desse gênero, são elementos que demonstram a mentalidade e as esperanças dos expedicionários.
Não se satisfez, porém, D. João III (1)Nota do Autor com essa investida e no mesmo ano resolveu promover a ocupação mais efetiva do território, criando as donatarias.
D. Diogo de Gouvêa e as donatarias
O exame profundo desse empreendimento, da sua orientação e dos detalhes previstos para a montagem administrativa indicam, em face dos recursos de que dispunha Portugal, uma criação notável para a época.
Acredita-se hoje que na concepção de um tal sistema o governo português teria tido a colaboração do mestre Diogo de Gouvêa (2)Nota do Autor, cuja cultura permitiu o aproveitamento dos ensinamentos da história das colonizações gregas e fenícias, no mundo antigo. Como quer que seja, aos eruditos em antropogeografia, essa iniciativa