História econômica do Brasil; 1500-1820

Toda a espécie de acidentes marítimos, de lutas contra o interior e contra o exterior, o desconhecimento e a adversidade do meio, impossibilitaram o inteiro êxito da iniciativa. A falta de um órgão coordenador das donatarias não permitia a sua cooperação; ao contrário, as hostilidades recíprocas vieram agravar ainda mais os males reinantes.

A experiência demonstrou o que vemos hoje com clareza: a empresa estava acima das forças dos donatários. Não tendo sido o grande sucesso que esperavam os seus ideadores, não constituiu, porém, a tentativa, para o ponto de vista português, o fracasso com que muitos injustamente a consideram.



A instituição do governo geral

Em seu auxílio, instituiu o governo lusitano, em 1549, o governo geral do Brasil. Mas o que este governo vinha principalmente fazer era proporcionar a segurança indispensável ao trabalho e garantir a ordem e a cooperação entre as donatarias.

A força de fixação que o sistema de colonização promoveu e a trama de interesses que criou estão demonstradas através de toda a evolução economo-social posterior e pela própria divisão política territorial hoje existente.

São de Jayme Cortesão, antigo diretor da Bibliotheca de Lisboa, as seguintes apreciações: "Ao norte e ao sul a colônia ficava solidamente balizada pelos dois núcleos mais bem organizados e resistentes da população