para as expedições ao interior, atenuada , às vezes, pelas proibições governamentais ou pelas desilusões causadas por sucessivos fracassos; de outras vezes, ao reverso, incentivada por iniciativas da própria administração lusitana.
Periodicamente, ressurgia aos olhos dos paulistas a visão das esmeraldas e dos metais preciosos. A Europa recebia grandes afluxos de ouro e prata das possessões da América espanhola.
Os tesouros do Peru, já pressentidos desde a terceira década do século XVI, manifestaram sua pujança com as riquezas entregues para o resgate do inca e com as minas do Potosi. (9)Nota do Autor O conhecimento desses fatos, aumentados por apreciações lendárias, repercutia constantemente até aos povos de Piratininga, que, situados à montante de vastíssimos sertões, julgavam-se por isso mesmo, os mais indicados para o descobrimento das riquezas orientais do continente, as quais deveriam ser, conforme a crença da época, maiores que as do ocidente. No norte da colônia, o açúcar cobria de riquezas os seus privilegiados lavradores. E ainda a alimentar essas esperanças, em São Paulo e nas costas da capitania, sempre se encontrou algum ouro de lavagem em Jaraguá, Vuturuna, Iguape, Cananéia etc.
Todas essas circunstâncias provocaram a distensão das energias que se acumulavam em Piratininga,