na mesma década que o Brasil, constituirá o objeto do capítulo seguinte.
História Brasileira
Mas ficam esboçadas, em largas pinceladas, as grandes tendências econômicas que se verificaram em épocas imediatamente anterior e contemporâneas com as da existência do Brasil. O rápido enriquecimento decorrente do comércio com o Oriente foi o detonador de uma revolução economo-politica-social, a maior de todos os tempos. Contrapondo-se ao sistemático programa de governo adotado por Portugal e ali seguido durante 80 anos — a descoberta de um acesso Índia pelo périplo africano, — os espanhóis, por espírito aventureiro, procuraram, com Colombo, alcançar o oriente pelo ocidente, descobrindo as Antilhas.
Mais tarde, ingleses, holandeses e franceses, objetivando a mesma via pelo norte, para a conquista dos mercados asiáticos, descobriram as regiões setentrionais do continente americano. A preocupação mercantil de lucro já se traduz na mensagem de Colombo, quando, comunicando à Corte espanhola a sua descoberta, propõe com aquele propósito, a escravização e o tráfico dos autóctones.
As primeiras expedições portuguesas da Ásia voltaram enriquecidas com produtos resultantes das trocas ali efetuadas, acrescidos, em grande parte, de frutos do saque e dos tributos impostos. Era a mentalidade da época.
Os saques aos tesouros das antigas civilizações americanas dos incas e dos astecas despertaram a atenção de todo o mundo para o continente colombiano, promovendo a ação político-colonial da Espanha e as investidas das nações rivais.