remos, tal como a galé. Mas se tais dispositivos permitiam uma marcha melhor, demandava o seu emprego uma tripulação maior (4).Nota do Autor
As caravelas, usadas pela primeira vez em 1400, já representavam um grande progresso; eram barcos de mais de 50 toneladas, medindo 20 a 30 metros de comprimento e seis a oito de boca, com três mastros, castelo na popa, possuindo um sistema de duplo velame; velas quadradas para os ventos de popa e velas latinas para o barlaventear. Foi uma grande invenção portuguesa.
"Na forma e proporções das caravelas foram certamente felizes os portugueses, pois que, opondo menor resistência à deriva, maior facilidade tinham em virar, como se se tratasse de navios de remo" (5).Nota do Autor
Passou a caravela a ser a rainha da navegação, por curto período, é verdade, mas período que foi decisivo (6).Nota do Autor
Quando principiaram as viagens transatlânticas, a sua capacidade foi aumentada para 150 a 200 toneladas; levavam quatro mastros, o da frente com velas redondas e os demais com velas latinas. Alcançado o Cabo das Tormentas, não se mostraram as caravelas bastante resistentes para enfrentar os mares tempestuosos da costa oriental africana, e foram, então, construídas as naus portuguesas, usadas pela primeira vez na expedição de Vasco da Gama.
Divergem os historiadores quanto à capacidade dessas naus. A "São Gabriel", segundo Braz de Oliveira, teria 120 toneladas e 19 metros de comprimento por seis de boca. O Vice-Almirante Moraes e Souza contesta,