História econômica do Brasil; 1500-1820

coberta, levou também as primeiras amostras do pau-brasil, como sendo a única mercadoria de valor real que se apresentava fácil aos olhos dos mercadores portugueses. As plantas e as substâncias tintoriais, numa época em que não se conheciam as anilinas artificiais, apresentavam real interesse ao comércio.



O arrendamento de Santa Cruz

Desde os tempos antigos, as conchas de púrpura eram procuradas pelos navegadores fenícios nas costas do Mediterrâneo. O oriente, que absorvia, para tingir os finíssimos panos que fabricava, uma série de produtos naturais, tinha preferência especial pela cor rubra, símbolo de dignidade e nobreza naqueles povos.

Com os cruzados, a Europa ficou conhecendo várias das substâncias tintoriais do oriente, e já, no século XII se importava o verzino, o brasil, empregado em Florença, para tingir os panos que então se fabricavam.

Das ilhas africanas, Portugal extraía a urzela e Colombo já tinha demonstrado à Espanha a presença do pau-brasil e outras plantas tintoriais nas terras que descobrira. (1)Nota do Autor