O Brasil literário: História da literatura brasileira

pelo contrário, biografias críticas detalhadas de numerosos dos maiores poetas brasileiros.

O livro do Sr. F. A. de Varnhagen intitulado Florilégio da poesia brasileira ou Coleção das mais notáveis composições dos poetas brasileiros falecidos, contendo as biografias de mantos deles, tudo precedido de um Ensaio histórico sobre as letras no Brasil, vols. 1 e 2, Lisboa 1850, vol. 3, Madrid 1853, 16° é ainda mais importante. O erudito autor desta obra não se contentou de nela publicar, pela primeira vez, um grande número de fragmentos inéditos e extraviados de fontes muito raras, aí revela-nos a sua origem alemã, pela exatidão e a profundidade que demonstra na introdução histórica que abre o primeiro volume. É esta última parte do livro que nos serviu de modelo para os quatro primeiros períodos.

Valemo-nos também das informações das seguintes antologias:

Parnaso lusitano, ou poesias seletas dos autores portugueses antigos e modernos, precedido de um Bosquejo da história da poesia e ling. portug. pelo célebre Almeida Garret. Paris, 1826. 5v. 32.°.

Grinalda de flores poéticas. Seleção de produções modernas dos melhores poetas brasileiros e portugueses etc. Rio de Janeiro 1854, 8.°.

Encontramos, além disto, certo número de notícias biográficas e críticas na Revista Trimensal (5)Nota do Autor coleção de alta importância para a história, a geografia e a etnografia do Brasil. Depois no Ensaio biográfico-crítico sobre os melhores poetas portugueses, por José Maria