PREFÁCIO
O império do Brasil viu nestes últimos anos sua influência aumentar, a ponto de atrair a atenção de toda a Europa civilizada. Naturalistas, etnógrafos, historiadores e homens de Estado tomaram-no por objeto de seus estudos, do que resultou um número considerável de obras importantes.
Apenas por um aspecto o Brasil continuou até agora uma terra desconhecida dos europeus: sua literatura indígena e nacional conservou-se na obscuridade. Mal aparece entrevista em algumas obras sobre a literatura portuguesa, vindo inclusa como exíguo apêndice.
No entanto, a literatura do Brasil fez tais progressos, sobretudo de trinta anos a esta parte, que não se lhe pode recusar por mais tempo o lugar que lhe compete na história das literaturas nacionais.
O que faz com que esta literatura não tenha ainda atraído a atenção, mesmo na Alemanha, este país universal, é provavelmente o motivo de as suas fontes de estudo serem inacessíveis. As bibliotecas europeias mais ricas mal possuem as obras dos principais autores brasileiros (a)Nota do Autor
Nota do Tradutore que dificuldade para consegui-las!