os membros da expedição de passagens a bordo do magnífico paquete "Colorado", prestes a partir para as costas do Pacífico, e que, com um pequeno número de passageiros, se dirigia à Califórnia pelo Cabo Horn.
Partimos de Nova York a 1º de abril de 1865; neste livro se encontrará a narração da nossa feliz e agradável travessia; devo, porém, ao Sr. McLane um público testemunho de reconhecimento pela generosidade de que deu provas para com a expedição.
Não foram só os particulares que nos deram preciosas demonstrações de simpatia. Na véspera da partida, o Sr. Gideon Welles, ministro da marinha, mandou entregar-me uma ordem geral concitando todos os oficiais da marinha dos Estados Unidos a prestar aos nossos trabalhos científicos, onde quer que fossem necessários, o concurso e assistência compatíveis com as exigências do serviço. Soube no Rio de Janeiro que o Sr. Seward nos havia fortemente recomendado ao general Webb, então representante dos Estados Unidos no Brasil. Devo, enfim, agradecer aos Srs. Allen e Garrison, que, na volta da expedição, ofereceram aos meus companheiros e a mim passagem a bordo dos paquetes do serviço postal entre Nova York e Rio de Janeiro, serviço esse que foi inaugurado durante a nossa estadia no Brasil.
Ver-se-á, no presente volume, que facilidades me foram oferecidas, no decorrer da viagem, pelos próprios brasileiros. O nosso empreendimento, tão calorosamente acolhido em seu início, mereceu recepção não menos cordial no país que lhe serviu de cenário.