que o fazem comunicar com o grande rio. As proporções de tudo, aqui, assombram o espectador, por mais que tenha ele lido ou ouvido dizer antes. Durante dois dias e duas noites costeamos a Ilha de Marajó que, sem ser mais do que uma ilha na embocadura do rio, é tão grande como a metade da Irlanda.
Intercalo aqui uma segunda carta de Agassiz ao Sr. Pimenta Bueno; ela nos dará a conhecer sumariamente a marcha dos trabalhos científicos.
Meu caro amigo,
Estou extenuado de fadiga, mas não quero ir me repousar sem lhe haver escrito umas palavras. Ontem à tarde conseguimos obter 27 espécies de peixes em Gurupá, e, esta manhã, 57 em Porto de Moz, ao todo 84 espécies em menos de 11 horas, e, no número delas há 51 novas. É maravilhoso. Não pude mais pôr em ordem o que me trazem à medida que vem chegando; e quanto a obter desenhos coloridos de tudo, nem se pode cuidar mais disso, a menos que, na volta, não passemos uma semana inteira aqui.
Todo seu
L. Agassiz.
Vila de Gurupá
23 de agosto. — Ontem, antes de chegarmos à pequena vila de Gurupá, paramos em frente duma floresta de miritis. Foi a primeira vez que vimos uma floresta unicamente composta de palmeiras, com exclusão de qualquer outra espécie. À tarde, paramos em Gurupá e descemos em terra, mas apenas nos achamos na margem que um violento temporal misturado com chuva e trovoada arrebentou sobre nós. Quase nada vimos, portanto, da vila e só conhecemos o interior da casa que nos deu abrigo. Agassiz obteve aqui uma preciosíssima coleção de peixes-do-mato, contendo várias espécies novas;