Viagem ao Brasil, 1865-1866

zona cuja baixa temperatura se faz sentir até a latitude da Flórida. Quando o navio deixou o Gulf Stream, o termômetro marcava 21°C (68°), e manteve-se nesse ponto até uma hora depois, quando Agassiz deixou de observá-lo.



Algas do Gulf Stream

Esta manhã, um marinheiro apanhou algumas dessas algas a que se dá o nome de uvas dos Trópicos, (6)Nota do Tradutor e descobrimos nelas todo um pequeno mundo. Hidróides em grande parte inteiramente parecidas com certas espécies da Nova Inglaterra; junto delas pululam Briozários. A própria haste está incrustada de pequeninos moluscos que vivem em sociedade, e, nela, abundam as anatifas. Tais são as maravilhas que as profundezas do oceano deixam escapar e chegar até nós, enquanto que, perto do navio, mas fora do nosso alcance, flutuam as galeras elegantes das Fisálias. São esses os grandes acontecimentos da vida a bordo; quanto ao mais, algumas linhas a escrever no nosso diário, comer, beber, dormir, e a tanto se limitam as nossas ocupações.



Proposta de palestras científicas

4 de abril — Agassiz teve a ideia de propor aos seus jovens acompanhantes fazer-lhes algumas conferências familiares a fim de prepará-los para a tarefa que vão executar. Uma iniciação desse gênero parece-lhe indispensável, dado que muitos deles deverão agir sós e com inteira independência; o pessoal da expedição é bastante numeroso e precisa ser utilmente reunido num mesmo grupo, pois é mais fácil dar instruções numa espécie de palestra feita cada dia, para e diante de todos, do que num entendimento separado com cada um dos membros