fazer uma coleção e uma série de aquarelas, do natural, da imensa variedade de peixes que povoam o rio e o lago de Tefé; talvez mesmo estudar a embriologia das tartarugas e dos crocodilos na época da postura. Por consequente, Agassiz voltará para Tefé com o desenhista e dois ou três auxiliares; o Sr. Bourget ficará em Tabatinga com o nosso pescador índio para colher exemplares; finalmente, os Srs. James e Talisman se dirigiram primeiro ao Rio Içá ou Putumayo e em seguida ao Jutaí (107)Nota do Tradutor, com o mesmo objetivo. Essa dispersão dos membros da expedição por diferentes áreas consideravelmente afastadas uma das outras, para nelas operar simultaneamente, fará conhecer como os peixes se distribuem e se o grupamento das espécies apresenta, nessas localidades, diferenças tão grandes como as observadas no Baixo Amazonas.
Transcrevo aqui uma carta escrita ao Imperador a respeito daquele curioso peixe, que, por coincidência, é o mesmo que Agassiz dedicava há tempos a Sua Majestade.
Tefé, 14 de setembro de 1865.
Sire,
Ao chegar esta manhã aqui, tive a mais agradável e inesperada das surpresas. O primeiro peixe que me trouxeram foi o acará, que Vossa Majestade houve por bem permitir que lhe dedicasse, e, por uma sorte inaudita, era a época da postura e tinha ele a boca cheia de filhotes vivos, em via de desenvolvimento. Eis, pois, plenamente confirmado, o fato mais incrível da embriologia, e só me resta estudar com vagar e minúcia todas as mudanças que sofrem esses filhotes até o momento em que deixam o seu singular ninho, para poder publicar uma descrição completa dessa história invulgar. As minhas previsões sobre a