Viagem ao Brasil, 1865-1866

da família humana. Da mesma forma, é por-se em contradição com os princípios da ciência fazer uma distinção sistemática entre as raças humanas e as espécies animais. Nessas variadas formas da humanidade, há tanto de sistema como não importa em que outra coisa da natureza. Não se dar conta das combinações inteligentes de que tais formas são a expressão, é colocar-se fora do foco em que se pode obter uma visão nítida do conjunto. Por isso mesmo que são constantes, tais diferenças são outras tantas limitações destinadas a impedir a fusão completa dos tipos normais uns nos outros e, consequentemente, a perda dos traços primitivos desses tipos. Para se reconhecer inteiramente que as diferenças típicas não têm entre si nenhum laço genésico e que não convergem a uma mesma origem por graus intermediários imperceptíveis, basta comparar as suas misturas. O negro e o branco produzem o mulato, o índio e o branco o mameluco, o negro e o índio o cafuzo, e essas três qualidades de mestiços não formam qualquer ligação entre as raças puras; estão para com seus pais nas mesmas ralações dos híbridos para com os produtores. O mameluco é positivamente um meio-sangue entre o branco e o índio, o cafuzo um meio-sangue entre o índio e o negro, o mulato entre o branco e o negro. Todos apresentam particularidades igualmente do pai e da mãe, e, embora a fecundidade seja entre eles maior do que nas outras famílias do reino animal, há em todos eles uma tendência constante para voltar aos tipos primitivos; isso num país em que as três raças distintas estão em contínua promiscuidade, porquanto os híbridos se misturam mais voluntariamente com uma das raças originárias do que uns com outros.(144)Nota do Autor Nos lugares em que existem as raças puras, é raro se encontrarem filhos provenientes da união de mameluco com mameluca, de cafuzo com cafuza ou de mulato com mulata, ao passo que os filhos nascidos da união entre branco, negro ou índio e