distância. Mas se for verdadeira a última hipótese, não é estranho que os agentes atmosféricos tenham podido erodir e cavar essa massa por baixo, sem destruir a superfície superior, de forma a destacá-la assim, da montanha em que se ergue, no mais ousado dos equilíbrios, tendo por único suporte um ponto de ligação com o vértice da montanha?
O nosso dia terminou por um passeio à linda cascata que existe no meio da floresta, a dois ou três quilômetros da povoação.
Fazenda de São Luiz — Clima de Teresópolis.
Deixamos esta manhã, às sete horas, a casa em que nos hospedamos e fomos passar o dia passeando ao acaso. Depois de seguir a estrada principal durante cerca de meio quilômetro, quebramos à esquerda e penetramos numa trilha estreita e mergulhada na sombra. Levou-nos ao interior da mata, junto duma bacia encaixada profundamente entre montanhas, em cujos flancos se espalhavam enormes blocos de pedra. Curiosa particularidade da Serra dos Órgãos que tivemos ocasião de observar várias vezes, durante a nossa curta excursão, é que, entre os picos de formas fantásticas e bizarras, o solo como que mergulha fundo, formando bacias bem definidas e em geral sem saída. Percorremos um desses vales, na distância de uns dois quilômetros, e depois de atravessamos uma pequena serra intermediária, atingimos uma espécie de planalto que dominava uma daquelas formações em forma de funil. Daí se tinha uma vista magnífica de toda a cadeia de montanhas, no centro da qual parecia que estávamos situados, pois as montanhas se erguiam em redor de nós em filas sucessivas. Sobre esse planalto se acha situada uma fazenda, chamada