livro dos Macabeus, cap. 3: Facile est concludi multos in maus paucorum, nec est differentia in conspecta Dei Caeli liberare in multis, et in paucis. (1 Machab. III — 18). Todos estes textos querem dizer conformemente que Deus para dar as vitórias, não atenta para o número dos soldados, e que com tanta facilidade faz vencedores aos poucos como aos muitos. Assim que, dizer e entender o contrário é erro, é impiedade, é heresia. E para que esta verdade lance firmes raizes em nossos corações, e nos resolvamos de uma vez, que pode Portugal prevalecer e vencer ainda que sejamos menos em número,(260)Nota do Autorvamos aos exemplos.
El-rei Roboão pôs em campo contra o reino de Juda oitenta mil homens; saiu-lhe ao encontro el-rei Abias só com quarenta mil. E quem venceu? Sendo o exército do reino de Juda a metade menor, inclinou Deus para a parte dos menos, e ficou Abias com a vitória. Contra Achab rei de Israel, veio Benadad, rei da Síria, a quem acompanhavam outros 32 reis, e eram tantos os soldados em seus exércitos, que disse soberbo Benadad; que em toda Samaria não havia um punhado de terra para cada um. Não tinha el-rei Achab na sua corte mais que sete mil duzentos e trinta e dois homens, e com estes, confiado em Deus, saiu fora dos muros, e ensinou a Benadad que havia bastante terra em Samaria para sepultura de seus exércitos. Mas ainda nestas vitórias se contavam os soldados por milhares.
Vamos a menor número. Só com 400 soldados venceu David o exército vitorioso dos amalecitas, não ficando vivos mais que 400, que fugindo escaparam. Só com 318 homens de sua casa