O cedro (Cedrela odorata) branco ou vermelho, tem a mesma força ascencional, empina-se, frondeja bem alto, eleva-se a vinte, trinta metros do solo. Sua base, no entanto, não está nunca em proporção à altura; as raízes não se aprofundam, não o sustentam. Cumpre um triste destino: quando chega à maturidade, apesar da fronde escassa, desapruma-se a um vento mais forte, tomba violentamente num rumor de catástrofe abalando a floresta.
A sapucaia (Lecythis ollaria) é também um espécime maravilhoso. Cresce até vinte e cinco metros, com um diâmetro de dois a três. Os seus ouriços, em forma de panela de barro, grossos, resistentes, estão cheios de amêndoas deliciosas. A haste é uma preciosidade para os estaleiros modestos dos caboclos; desde o córtice ao âmago é um repositório de estopa; e além da estopa, fornece também uma tinta firme para os tecidos de algodão.
A itaúba (acrodiclidium itaúba) abacate ou preta, chega às vezes aos vinte metros de altura. É a providência da pequena navegação, a madeira sem rival para as montarias de casco, abertas pelo fogo, ou de fôrma, em tábuas, mais