Os mitos africanos no Brasil: ciência do folclore

Mandar para Cambutas. Botar Exu no caminho. Botar Exu na cabeça. Meter o dedo. A parte de Exu. Os sacrifícios no Cristianismo. Os personagens folklóricos reflexos das sociedades e
religiões antigas. "Totens e tabus no bucho dos feitichistas". Caso
de agbô. Artur Ramos analisa o porquê do sacrifício dos totens Mandar para as Cambutas. Botar Exu no caminho. Botar Exu na cabeça. Meter o dedo. A parte de Exu. Os sacrifícios no Cristianismo. Os personagens folclóricoss reflexos das sociedades e religiões antigas. "Totens e tabus no bucho dos feitichistas". Caso do agbô. Artur Ramos analisa o porquê do sacrifício dos totens e tabus.

Capítulo VIII. Mitos brasileiros - 174
Necessidade de uma revista nos principais Mitos brasileiros.
Lobisomem, Mula sem cabeça e Porca-Mole. Os nortistas riem-se
dos Folcloristas. O Saci, Sassu, Sussu e Chibamba. Fogo-fátuo. Minhocão. Mãe-d'água. Tatu, Bicho e Mandu. Curupira. Jurupari. Irapura´. Mapinguari. Quibungo. Mãe do cabelo. Vale Cabral e Chibamba. Mão-pelada. Corpo-Seco. Lendas gaúchas. Uma "história" mais verdadeira do que todas as outras. Um estado que não se justifica. A Mítica Ameríndia. As máscaras dos Mitos. Registros velhos e resultados pueris.

Capítulo IX. Ciência Brasileira - 186
Mitologia Africana na Mitologia Helena. A Arte do Folclore Brasileiro. O personagem cíclico comparado com um mineral. Matéria e atributos.

SEGUNDA PARTE MITOS AFRONEGROS
Capítulo X. Gonga (Quigongo ou Gunga) - 195
A destruição inconsciente do culto jeje iorubano pelos homens chamados cultos. A Mitologia Afronegra oferece quadros surpreendentes da concepção de beleza. Gonga. Argumento. A lenda de Gonga e seus conceitos. Particularidade das peças afronegras. As peças haussás. O Navio de Pedra. A formação das raças.

Capítulo XI. Chibamba (Quibamba ou Sassú) - 206
O rei dos Mitos Afronegros.Características. Bamba. Candango. Chibamba na alegripopular. O Beija-flor, da coletânea Silva Campos. Tradução do sainete. O Beija-florzinho, da mesma coletânea. A caracterização de Chibamba nesse conto. Repertótio e metamorfoses. Quibamba. Argumento. Nova caracterização. O Homem que virava Besouro, da coletânea Silva Campos. O cuca, descrito pela dormideira: - Chibamba. Tutu-Babá. Argumento. Particularidades sobre o Chibamba. Nironga. Episódio guerreiro. Sua interpretação. A Rainha Quiximbi. O quinto e último elemento da Criação na Mitologia Afronegra.

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