Rei.Comentários. Os contos Haussás nas festas dos Candomblés.
Os Haussás, os maiores artistas do nosso Folclore. Um conto a mais sobre Quibungo. - A Mulher Perversa. O papel da Cachorra nos Contos Afronegros. Uma peça do repertório de Chibamba - A Cantiga do Jardineiro. Conclusão sobre as fontes reais dos Contos Tradicionais brasileiros.
TERCEIRA PARTE
ELUCIDÁRIO
Nota - 389
I. NÚcleos da Linguagem Popular - 393
II. Fichas Folclóricas Brasileiras - 396
III. A Feição Brasileira - 399
IV. Os Problemas do Indianismo - 403
V. A Feição Afronegra - 403
VI. As Quimeras Afronegras - 406
VII. O Sacrifício e a Divinização dos Totens Afronegros - 407
VIII. Mitos brasileiros - 409
IX. Ciência Brasileira - 416
X. Gonga - 419
XI. Chibamba - 442
XII. Aquilão-Grilo- 458
XIII. Gunoco - 461
XIV. Dudu-Calunga - 464
XV. Calunga-ngombe - 465
XVI. Manhangombe - 466
XVII. Os três Mandus - 468
XVIII. Tutu-Zerê - 472
XIX. Tutu-Moringa - 473
XX. Quibungo - 474
XXI. Misosos de Itambi - 476
XXII. Contos Haussás - 482
Elementos para a Étnica Brasileira - 485
Conclusão - 506
ILUSTRAÇÕES
Posição das figuras em páginas do texto:
FIG. 1. Gonga. Veem-se as pedras rindo-se, o matombo e a floresta em fogo - 198