Capítulo XIX. Tutu-Moringa (Bicho do Mato ou Tutu-Roncador) - 283
A história de Tutu-Moringa. Vale Cabral e os tutus. Tutu-Moringa.
Capítulo XX. Quibungo (Bicho-Mongongo ou Boca nas Costas) - 287
O primeiro retrato de Quibungo por Nina Rodrigues. Quibungo,pomo da discórdia entre sudaneses e bantos. O Quibungo e o Homem, de Nina Rodrigues. O Quibungo e a Cachorra, de Nina Rodrigues. O Quibungo e o Filho Janjão, de Basílio Magalhães: - esse quibungo é o Negro Velho. Erros na caracterização de Quibungo. As significações de Quibungo. Cape-lobo... Investigações nos contos coligidos por Silva Campos. A coletânea Silva Campos. A obra de Basílio de Magalhães. Em A Aranha Caranguejeira e o Quibungo, O Mito é o Quimungo iorubano e não o Quibungo angolês. Em o Quibungo e o Menino dos Sacos de Penas, conto de feição iorubana, ainda se trata do Quimungo e não do Quibungo,do rinoceronte comum e não do lobo. A Menina e o Quibungo.Paralelismos. Em O Bicho-Homem também há um outro Mito Afronegro diferente do Quibungo: - O Cumunjarim-Gombê ou Bicho Boi. Em O Bicho-Homem também não há Quibungos - é uma das modalidades do Mito precedente, Mukua-Kiria, o Bicho-Homem. Titi-Maruê o que tem de afronegro. Realidades para os empresários do Saci-Pererê. Todo o Fabulário do Quibungo reduzido a três peças. Fontes de Mítica Afronegra no Brasil. O Quibungo na Festa da Aranha. Argumento. Característicos de feição afronegra. Ações "humanas" características dos totens. A boca das costas. Os Mitos e os seres reais.Modelos de evidência. Quibungo-Rei. O episódio. A "diferença da sorte". A ruína. Quibungo-Alaiberu. A involução de Quibungo. Sudaneses e outros negros versus angolas. Covarde.
Capítulo XXI. Misosos de Itambi (Contos de Exéquias) - 317
O enterro de pai de santo. "Noites de amor". O Cavalo de Janaína. Quilanzoe. Repertório banto. Chimuamuna. Quizezé. O Sapo Saramuqueca, de Silva Campos. Bicho-Ponguê, Lindolfo Gomes. Quipongo. Zambi a Pongo. Ngna-Zambi. Zambi-ngombe. Lapsuscalami. Cassarangongo. Cassarangongos e Calungas. Calungambá. Calumba-tubia.Caiumba. A Cambinda e o Luango. Anansi e o Marimbondo. Anane e filhos de Anane.
Capítulo XXII. Contos Haussás - 347
Os Haussás transmissores e renovadores do Folclore. Afronegro. A Mãe do Ouro. A lenda da Serpente Sagrada. O Caranguejo-Voador. Palavras de Ramalho Ortigão. A Fera Invencível. O segredo nos homens. Em Roma e no Norte de Minas gerais. Para-Osso. Raiz primitiva. O príncipe Vermelho. Ateísmo. A Adivinhas do