FIG. 2. A dança do pato (Bamba) com a mulher que traz o filhinho amarrado às costas (Bumbum) - 210
FIG. 3. Chibamba, tocando puita com as asas e garganteando uma maconga, dança lundu com as mutambas - 219
FIG. 4. Chibamba, tutu conguês. \"Bamba, Chibamba,Bambê, Bamberê-o\" - 224
FIG. 5. Aquilão-Grilo conforme o rabisco de um acalô. Cícero Valadares figurou os demais personagens do conto - 237
FIG. 6. Gunocô, conforme o rabisco das paredes do candomblé da Cruz do Cosmo. Muito semelhante ao Duk-duk, espiríto do castigo no arquipélago da Nova Bretanha. Muito rudimentar diante do Juggernaut hindu - 245
FIG. 7. Arigofe. \" Não tem barriga, não tem tripas, não tem bofes\". Tal como se supunha Gunocôt antes de ser mondongo ou calunga ou de ser elevado a Oxalá - 248
FIG. 8. Arigofe tornado mondongo ou calunga no século XX - 250
FIG.9. Dudu-Calunga (Ossonhe) e sua maravilhosa cara. No fundo a montaria, a Galinga (antílope - 256
FIG. 10. Calunga-ngombe, Calunga-ê ou Tutu-Gombê. O mesmo Negro-Velho, de Minas Gerais, Leva-Meninos, de Sergipe, Velho Catimbozeiro, de Alagoas, & - 261
FIG. 11. Manhangombe, — a \"vaca\" na boca das mulheres. Toma-lhes os maridos, os amantes, os noivos, os namorados e até dá nos homens - 269
FIG. 12. Os três Mandus: zanibê, cambê e manê - 278
FIG. 13. Tutu-Zerê, conguês, que descompõe as \"dormideiras\" quando não o deixam papar as crianças - 281
FIG. 14. Tutti-Moringa correndo à toda pressa em busca do veleiro em que seus filhos foram embarcados - 284
FIG. 15. Quibungo numa de suas façanhas era Angola - 313