Os mitos africanos no Brasil: ciência do folclore

TÁBUA DAS MATÉRIAS
Notas do Autor - 15
PRIMEIRA PARTE
A LINGUAGEM POPULAR E O FOLCLORE
Capítulo I. Núcleos da Linguagem Popular - 21
Os três elementos de formação da Linguagem Popular Brasileira.
Os três grandes centros de formação do Norte do Brasil. A linguagem errada do Norte. A influência do Quimbundo. A influência do Tupi e os segredos desta língua. O Calão Maranhense. O Calão Pernambucano. Os campos de investigação que a Bahia oferece. Divisão e distribuição de seus Calões Regionais. O Calão do Recôncavo Baiano no estudo da evolução da Língua Portuguesa no Brasil.

Capítulo II. Fichas Folclóricas Brasileiras - 37
A dupla feição, universal e nacional, do Folclore. Nem \"escolas\", nem \"mestres\". O contato com os meios e a formação dos folcloristas. As fichas folclóricas brasileiras. Áreas de civilização. Meio cíclico. Ambiente cíclico. Título. Gênero. Personagens. O lobo, o quimbungo e o bicho-ponguê. Feição e suas características. Alguns casos do Folclore Brasileiro. Argumento. Ciclo temático universal. Ciclo nacional e suas subdivisões. Ciclopes, cucas e ciclames. Ciclos ciclópicos, universal e nacional. Ciclo dos totens e tabus. Expositor. Meio de expansão. O Folclorista brasileiro e seus enigmas. Ciclos Literários. A evolução científica.

Capítulo III. A Feição Brasileira - 74
Tipos de exposição. Feição. Folclórica. A feição Colonial. A Petitinga e o Tubarão. A Feição Ameríndia. O canto do Tupinambá

Os mitos africanos no Brasil: ciência do folclore - Página 9 - Thumb Visualização
Formato
Texto