Mulheres e Costumes do Brasil

O novo estudo continua o primeiro, ou melhor, As mulheres do Brasil não são mais que o complemento do Brasil tal qual é.

À parte duas questões de ordem superior: o tráfico de escravos e o regime penitenciário, O Brasil tal qual é consagra-se especialmente à descrição dos costumes da capital do Império, à Corte, como se diz no Rio de Janeiro.

Nas Mulheres do Brasil, ao contrário, o autor propõe-se reproduzir a vida de província e, sobretudo, a existência que levam, no fundo dos engenhos e das fazendas, os grandes proprietários de escravos.

Aqui, naturalmente, as proporções do livro se alargaram consideravelmente.

Não me empenhei em esboçar apenas os hábitos luxuosos e despóticos dos senhores. É toda uma sociedade que se apresenta aos nossos olhos com os seus estúpidos preconceitos, os seus excessos detestáveis, as torpezas, os vícios e os crimes engendrados por uma instituição antissocial.

A escravidão empolga e absorve o pensamento do escritor.

As nossas críticas, visando à sociedade brasileira, atingem virtualmente a Espanha colonial e os estados secessionistas da União Americana. Vão mais além. Combatem um regime execrado pela religião, pela moral, pela civilização e pela humanidade!

O bei de Tunis suprimiu a servidão do seu império. Por que razão o exemplo de um déspota africano